INTEGRADORAS

Se a sociedade, de uma forma geral, nos induz a um excessivo individualismo, precisamos criar estratégias que permitam aos nossos alunos crescerem mais solidários e participativos.

Durante o ano letivo, encontramos várias oportunidades de aguçar este espírito de colaboração e participação na própria sala de aula, além de projetos que envolvem uma integração de toda a escola e da comunidade escolar com as famílias, tais como:

MERENDA COMUNITÁRIA

Buscando desenvolver um espírito comunitário, promovemos o projeto Merenda Comunitária, onde o que prevalece é o prazer de repartir com os colegas o que a família preparou para a merenda, além de reservar um espaço para uma alimentação mais saudável.

SARAU ARTÍSTICO

Sempre acontecendo num horário noturno, para que possa contar com a participação das famílias, o Sarau é um momento de deleite, onde nossos alunos do Fundamental II e Ensino Médio dramatizam, recitam, leem peças de nossa literatura.

FEIRA DO LIVRO

Nessa atividade, objetivamos primeiramente uma valorização da leitura, já que o grande “astro” é o livro. Ao promover uma venda de livros usados, estamos criando também um outro espaço para a integração de pais e alunos de diferentes anos de escolaridade.

CORRIDA RÚSTICA   E   CAMPEONATOS   ESPORTIVOS

Nessas atividades os alunos são incentivados a reconhecer a importância do exercício físico para a saúde, valorizando a participação de todos, com a “torcida” dos familiares e professores.

CAMINHADA ECOLÓGICA

Propicia a participação de toda a comunidade escolar num passeio agradável, onde se valoriza a preservação do meio ambiente.

FESTA JUNINA

É um ponto alto da integração família x escola, onde as danças, as quadrilhas e as comidas típicas criam o “clima” para muita alegria.

EXPOALFA

Ao final do 1º semestre promovemos uma exposição com o resultado de algumas das atividades realizadas, objetivando maior aproximação de toda comunidade escolar.

SAÍDAS EM CAMPO

As saídas do ambiente escolar têm três vertentes: a de buscarmos na realidade próxima uma concretização dos conteúdos estudados, a de irmos ao encontro dos acervos de museus e exposições que preservam o patrimônio cultural e a integração entre alunos, professores e funcionários.

FEMIPA – FESTIVAL MIRIM DE POESIA E ARTE

O FEMIPA marca o encerramento do ano letivo, como coroamento de um trabalho de produção de poesias e de danças que atravessa todo o 2º semestre, em torno de um tema escolhido pela equipe escolar. Este é o grande projeto integrador da Escola, onde vemos todos os professores elaborando propostas para as diferentes turmas. Os alunos das séries mais adiantadas escolhem as músicas relacionadas ao tema e ensaiam os menores. Os pais também colaboram na confecção dos figurinos.