A Escola Alfa, nesses seus trinta e cinco anos, vem consolidando a sua proposta de trabalho, em que o conhecimento e a forma de lidar com o outro ocupam lugar privilegiado nos espaços da escola.

Nessa perspectiva, tecer uma rede de afetos entre ex-alunos, alunos e professores numa festa para celebrar essa caminhada nos trouxe muitas emoções. Ver e ouvir ex-alunos, quando entrevistados pelas turmas do terceiro e quarto anos, foi significativo para todos os envolvidos nesse ano de comemorações dos 35 anos da Escola Alfa. Na Expoalfa, que apresenta um pouco do que a escola realiza no primeiro semestre, não faltaram as fotonovelas, baseadas nas histórias lidas pelos alunos da Educação Infantil e protagonizadas por eles. Também, pudemos assistir ao teatro feito pelo oitavo ano, onde os alunos encenaram vários episódios do livro “O homem que calculava” de Malba Tahan.

Os trabalhos do Ensino Médio apresentam algumas “Estórias Abessonhadas” (segunda série) do autor moçambicano, Mia Couto, onde as imagens, feitas pelos alunos, traduzem um pouco do texto. Além disso, os alunos da primeira série dão novo significado às fábulas escolhidas e a terceira série traz uma releitura da música “Como nossos pais” (Belchior), em forma de imagens e frases. Todas essas propostas trouxeram reflexões para nossos jovens.

Uma boa leitura do PRÁXIS, onde poderá encontrar muito mais e verá a nossa práxis se expressando com muita identidade e clareza. O Práxis é uma publicação dirigida aos funcionários, alunos e famílias da Escola Alfa. Equipe:

Direção Pedagógica: Lúcia Thomaz Direção Administrativa: Eliane Lobão Coordenação dos segmentos:

-Educação Infantil: Denise Behenk

-Ensino Fundamental 1º ao 5º ano de escolaridade: Bernadete Dias -Ensino Fundamental 6º ao 9º ano de escolaridade: Bernadete Mara

-Ensino Médio: Eliane Lobão

Escola Alfa - Rua Dr. Bueno, 525, Imbetiba, Macaé-RJ