Eletricidade

O Projeto Experimenta instiga nossos alunos a olhar para os fenômenos da natureza com apoio da metodologia científica, observando, experimentando e registrando.

Assim, os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de desvendar “mistérios” da energia elétrica.

O que faz uma lâmpada acender? Como funciona um interruptor? Como se faz um circuito elétrico? Como a energia é produzida nas usinas? Como funciona um motor elétrico? Como são as pilhas e baterias? Estamos desperdiçando? Usamos de maneira sustentável?

Perguntas e questionamentos como estes foram peças-chave para acender e brilhar cada descoberta que a turma do 5º ano encontrou.

Foi um período de muito envolvimento, aprendizado e surpresas. A cada lâmpada acesa, circuitos, motores e fios a turma pôde aprender de maneira criativa problematizadora, através de situações experimentais diversas, a importância da geração de energia, como ela acontece, e é produzida, até as maneiras mais adequadas de ser usada. Perceberam também que usar a energia de maneira correta nos trará um futuro mais sustentável.

5º ano - Professora: Suelem