Podemos dizer que os anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Alfa inauguraram nossa história.

Em 1984, quando a escola foi fundada, a Classe de Alfabetização (hoje 1º ano de escolaridade) trouxe uma proposta pedagógica em que a individualidade dos alunos é respeitada e o binômio “aprender e crescer” nunca é descuidado.

Fortalecidos pela experiência de tantos anos, estamos sempre em busca de alternativas que nos permitam oferecer uma escola aberta e flexível, onde conteúdo e prática dialogam entre si e estão alinhados com a realidade.

Acreditamos ser fundamental para a construção do conhecimento e de princípios éticos o desenvolvimento da autonomia de nossos alunos e equipe, efetivando a participação de todos no processo de aprendizagem.

Nossos professores atuam como facilitadores para essa construção, organizando e coordenando as situações de aprendizagem e gerando condições diferenciadas para que as conquistas ocorram de acordo com as características de cada um.

A interação professor-aluno e aluno-aluno visa incentivar o coletivo-cooperativo, potencializando a responsabilidade por suas ações.

Nosso trabalho, ao mesmo tempo em que privilegia a brincadeira e o afeto, é planejado contemplando as diversas áreas de conhecimento e competências. Questões relativas à autonomia, socialização, linguagem oral e escrita, musicalização, artes, consciência corporal e matemática vão sendo acionadas e reorganizadas à medida que as turmas avançam no seu processo de desenvolvimento.

Além de ser um espaço de convivência e de aprendizagem, nossa escola é um importante elo por onde passam nossas tradições, nossa cultura, e onde procuramos construir um mundo melhor de se viver.

Escola Alfa – Lugar de crescer – Assim se define a Escola Alfa que tem como principais eixos de ação o conhecimento, a solidariedade, o respeito ao outro e a ética. Entende que o ser humano não é somente um instrumento para gerir o sistema, mas que precisa estar no mundo agindo de forma dinâmica, sintonizando razão e sensibilidade.

A Escola Alfa tem feito a sua história dando oportunidade para que os alunos sejam protagonistas, possam ser eles mesmos, se posicionem diante de situações do cotidiano.

Acreditamos que a formação continuada de seus professores é parte de seu trabalho escolar e procura, assim, constituir um corpo docente que atue sistemicamente. Em nossa proposta curricular, reforçamos a crença que nenhuma ciência, disciplina ou teoria é mais importante que outra, que elas são construções humanas e que o real deve ser apreendido em suas múltiplas dimensões.

A língua materna caminha lado a lado com todos os componentes curriculares do 6º ao 9º ano, propiciando a elaboração da fala interior e do pensamento reflexivo e abstrato. Assim, todos os professores inserem o texto de diferentes gêneros como fio condutor de sua ação educativa, por entender que ele é capaz de dar conta da construção de sentido para as aprendizagens.

Apostamos numa prática avaliativa mediadora que expressa resultados qualitativos em detrimento dos quantitativos. Para tanto, analisamos as atividades com a intenção de orientar o aluno e complementar suas noções e o avaliamos em sua individualidade, com suas concepções prévias e, a partir daí traçamos caminhos, numa ação de reciprocidade onde o professor e alunos ensinam e aprendem.

Desde o início, em 2002, a Educação Infantil da Escola Alfa tem como objetivo ir além dos cuidados necessários às crianças da faixa etária de 2 a 5 anos, tendo uma proposta pedagógica consistente que acredita firmemente num projeto onde as crianças são coautoras e protagonistas do seu processo de aprendizagem.

Os projetos de trabalho desenvolvidos pelas crianças com suas professoras nascem de situações do dia a dia, de curiosidades ou desafios com os quais as crianças são confrontadas. Qualquer semelhança com a vida real, não é mera coincidência. Tal como ocorre ao longo de nossas vidas, as crianças deparam-se com situações onde precisam buscar algum saber e, sobretudo, aprender a conviver.

​​

A organização curricular do Ensino Médio da Escola Alfa tem como referência o trabalho humano no contexto globalizado e o sujeito ativo que deve se apropriar de conhecimentos para se aprimorar no mundo do trabalho e na prática social.

Enfatizamos uma formação continuada com destaque para a construção da cidadania, onde os alunos desenvolvam competências básicas que os levem à capacidade de continuar aprendendo.

Priorizamos a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, em detrimento da memorização de conhecimentos.

A permanência das crianças na escola, além do seu horário habitual, configura-se numa oportunidade de ampliação dos saberes, possibilitando-lhes um enriquecimento do currículo com a vivência de situações relacionadas a habilidades e competências.

Com uma rotina diversificada, tendo horários para culinária, contação de histórias, atividades esportivas, recreativas, musicais e de artes plásticas, entre outros, permite-se uma permanência na escola mais leve sem perder de vista seu caráter educativo.

Há também um tempo dedicado às tarefas de casa, que têm um importante papel na fixação das aprendizagens.